- (27) 99605-5068
- (32) 98853-1594
- Belo Horizonte - MG
O que fazemos
Oferecemos soluções personalizadas
Buscamos apresentar um conjunto de soluções adequadas ao negócio e à estrutura do cliente que se estende desde a estratégia de cadeia de suprimentos end to end, arquitetura estratégica, aderência ao compliance, excelência operacional e resiliência de todo conjunto.
Otimizamos processos para aproveitamento de todo o potencial da sua equipe, dos seus métodos redesenhados, dos seus sistemas revisados e do seu ecossistema de fornecedores, aumentando a colaboração e a competitividade da sua empresa.
Podemos trabalhar nas seguintes vertentes: Consultoria
Mapeamos e analisamos a maturidade dos processos, estratégias e governança do cliente em Supply Chain. Analisamos Gestão de Sourcing e Procurement, Gestão de Contratos, Gestão de Fornecedores e Gestão de Materiais, além dos processos auxiliares a estes. Com isso, conseguimos propor soluções customizadas à real necessidade do cliente.
Sourcing
TRANSFORMAÇÃO EM SUPRIMENTOS: transformamos a área
de Suprimentos, organizando do sourcing ao procurement, de
um modelo transacional para um modelo estratégico. Fazemos
uma análise crítica do que se compra na empresa, identificando
e encontrando métodos adequados para o que se deve tratar
de maneira produtiva e rápida e estruturando-se aquilo que se
deve tratar de forma estratégica e planejada, aumentando a
competitividade da empresa e já damos os passos para a sua
transformação digital.
STRATEGIC SOURCING: nossa abordagem maximiza a
obtenção de valor, garantindo ganhos sustentáveis aos nossos
clientes, tratando cada caso de sourcing como um projeto
específico.
REDUÇÃO DE CUSTOS EM COMPRAS: atuamos na identificação
de oportunidades e desenvolvimento de sugestões de
otimização de custos apoiado na metodologia de TCO (Custo
Total de Propriedade).
Contratos
GESTÃO DE CONTRATOS: Nossa metodologia aborda processos, papéis e
responsabilidades, governança e solução de tecnologia em
Gestão de Contratos, com medidas eficazes para o controle do
ciclo de vida dos contratos, proporcionando maior segurança
jurídica e melhor controle e gestão de resultados dos contratos,
aliando a Gestão Administrativa, técnica e financeira a uma
visão de Riscos e Compliance.
ANÁLISE DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA EM CONTRATOS: a metodologia Exper permite identificar possíveis pontos de melhorias com base em dados estatísticos coletados durante um determinado período, em uma ou mais frentes de trabalho, avaliando o rendimento e a performance dos contratos.
Gestão de Fornecedores
Nossas consultorias nessa área proporcionam processos mais eficazes de gestão, contrabalançando a questão do risco oferecido pelo fornecedor X a necessidade de seu controle. Temos alavancado vantagem competitiva para a organização, através da análise e estruturação de todo o processo de Gestão de Fornecedores, desde o cadastro, passando pela homologação, avaliação de desempenho até a aplicação de gestão de consequências.
Gestão de Materiais
Modelamos seus processos de Gestão de Materiais, desde o recebimento, à estocagem, consumo, inspeção e testes. Avaliamos o armazenamento e os processos de conservação de materiais em vigor, bem como as consistências dos sistemas integrados de controle, prezando a coerência entre os números contábeis e os físicos. Possuímos soluções que visam a otimização de estoques com a utilização de inteligência artificial e análise estatística avançada. Nossas ferramentas identificam excessos e faltas de estoque e as consequentes identificações dos recursos financeiros investidos. Isso leva a um maior controle do capital de giro e identificação de pontos de possíveis rupturas de estoque, que podem evitar perdas de produção e de vendas.
Transformação Digital e Soluções de Tecnologia
A Exper Consultores oferece soluções avançadas em TI e plataformas de última geração para otimizar toda a gestão da Cadeia deSuprimentos. Com parcerias estratégicas e ferramentas especializadas, garantimos implementação ágil e operação confiável dossistemas, alinhados com as necessidades dos nossos clientes.
Inventário de Estoques
O inventário de estoques proporciona diversos benefícios às empresas, incluindo:
- Controle preciso do estoque
- Redução de custos operacionais
- Melhoria no atendimento ao cliente
- Conformidade com legislação fiscal
Só Na Exper oferecemos experiência e metodologia para atender eficientemente às demandas dos nossos clientes. Nossa equipe altamente experiente garante execução eficaz e competência excepcional no mercado.
Explore os diferentes tipos de inventários e seus benefícios:
Geral: Facilita a localização de materiais.
Parcial ou Dinâmico: Elimina produtos defeituosos ou obsoletos.
Cíclico ou Rotativo: Reduz gastos e otimiza recursos.
Anual: Aprofunda o conhecimento sobre o estoque.
Identificação de Materiais / Sobras de obras: Ajusta os custos de armazenamento conforme a necessidade de estoque.
Saneamento e Cadastro de Materiais
Na EXPER, somos especializados em 3 frentes que dizem respeito a Saneamento de Cadastro de Materiais:
Organizar sua base de materiais é crucial para uma gestão
eficiente. Estabelecemos governança para o cadastro, seguindo
os melhores princípios legais e de rastreabilidade. Estruturamos
processos que garantem organização e controle dos materiais e
seus estoques.
Além de organizar, é fundamental manter a integridade do cadastro. Oferecemos serviços de saneamento, eliminando duplicações, identificando e completando informações físicas e contábeis. Garantimos que seus registros estejam precisos para uma gestão técnica e financeira eficaz.
Na Exper Consultores, adotamos a hierarquização como princípio
fundamental para a gestão eficiente de listas técnicas. Mantemos a
árvore taxonômica atualizada para garantir agilidade, precisão e
confiabilidade nos processos de consultas, solicitações de compras e
reposições de materiais.
• Localização precisa de sistemas, equipamentos e sobressalentes naplanta da empresa.
• Agilidade e precisão nas aquisições de sobressalentes.
• Estoques de sobressalentes otimizados.
• Redução de paradas de equipamentos por falta de sobressalentes.
• Histórico completo das ocorrências no local correto do equipamento.
• Planejamento de manutenção eficiente.
Abertura de ordens de manutenção no local correto do equipamento, com registro histórico.
• Catálogos de falhas detalhados para cada sobressalente nos locais de instalação apropriados.
• Procedimentos operacionais padronizados para aquisição e cadastro de equipamentos.
• Definição de criticidade e acompanhamento detalhado de equipamentos e sobressalentes.
BPO - Business Process Operation / Outsourcing
Um dos nossos princípios fundamentais é de que o Cliente não pode depender da EXPER para ter o seu resultado futuro. Quando entregamos nossas soluções o valor é agregado ao cliente. (colocar em parágrafos diferentes essas duas frases)Quando o cliente contrata nossos BPO (Business Process Operation), isso é muito bem estabelecido, com prazos determinados e SLAs definidos.
BPO em PROCUREMENT: Aplicável total ou parcialmente às atividades de compras, incluindo compras recorrentes ou pontuais, e em diversas categorias como indiretos, diretos e CAPEX. Nosso BPO pode ser integrado à operação da empresa ou externo, sempre visando resultados de excelência.
BPO em GESTÃO DE FORNECEDORES: Estratégias para seleção e gestão eficiente de fornecedores, incluindo monitoramento contínuo de desempenho, gestão de riscos e alinhamento ao compliance.
BPO em GESTÃO DE TERCEIROS: Monitoramento e controle efetivo das entregas contratadas a prestadores de serviços, com foco em mitigação de riscos trabalhistas e aplicação de normas de qualidade.
BPO em GESTÃO ADMINISTRATIVA DE CONTRATOS: Suporte especializado para gestão técnica e administrativa de contratos, assegurando conformidade, produtividade e controle ao longo do ciclo de vida do contrato.
Treinamento
Capacitamos profissionais de suprimentos para consolidar conceitos, fortalecer melhores práticas e mantê-los atualizados sobre as inovações em Supply Chain. Nossos treinamentos são ministrados por uma equipe de alta performance, oferecidos presencialmente ou online.
• Profissionais que já atuam ou pretendem atuar em Compras / Suprimentos
• Clientes internos (requisitantes) e outros colaboradores envolvidos com Compras/Suprimentos.
• Gestores, Fiscais e demais stakeholders que atuam em Gestão de Contratos
• Profissionais que atuam direta ou indiretamente na Gestão de Fornecedores.
• Equipe de Manutenção, Operação e Suprimentos cuja atuação tem envolvimento com a Taxonomia de Equipamentos, Lista Técnica de Sobressalentes e Gestão de Estoques
• Profissionais de Almoxarifado que atuam com recebimento, estocagem, atendimento e inventário
• Strategic Sourcing / Procurement
• Estratégias de Negociação
• Gestão de Fornecedores
• Gestão de Contratos
• Gestão de Estoques
• Gestão de Almoxarifados